14 janeiro 2007

Ollantaytamba

Para descrever Ollantaytamba,nada melhor que um texto do Apoena, tirado de seu log de viagem que já foi postado anteriormente, mas lá vai de novo:

O segundo parque chama-se Ollantaytambo. SENSACIONAL. Muito bem conservado. Os Incas realmente eram muito inteligentes.
As construçoes estilo piramide tinham uma base enorme e bem fortificada contra terremotos. A piramide e de todas as suas paredes sao inclinadas tambem para evitar problemas com terremotos. Eles tinham entre as pedras gigantes (de 30 a 50 ton) pedras menores que serviam como um sistema de amortecimento, assim as pedras grandes, no caso de terremoto, nao se esfregavam umas nas outras ocasionando uma ruptura, mas sim nessas pequenas pedras.
Eles tinham cimento, na verdade era uma goma que misturada a pequenas pedras servia de liga para manter as pedras juntas. Esta goma eles tiravam de um cacto. Cada patamar da piramide era uma plantaçao de milho, feijao, batatas e cereais com um sistema de irrigaçao feito por valas que eram construídas desde o topo da montanha ate as plantaçoes. Além disso, cada patamar tinha um sistema de drenagem contra chuvas para que as plantaçoes nao alagassem. O sistema era até simples, cascalho e areia colocados abaixo das plantaçoes sugavam as àguas das chuvas até o pé da montanha.
Outra coisa interessante é o local onde eles construíram a dispensa deles, o lugar para guardar alimentos. Eles construiram bem em cima de uma montanha na frente da piramide ou templo. Longe e de difícil acesso. No começo achei estranho, mas o fato é que existe um vento que sai de uma montanha perto chamada Santa Ana e este vento literalmente faz a curva por trás do templo e segue direto para esta montanha na frente do templo onde esta a dispensa. Esse vento frio e direto servia para manter os produtos cultivados frescos por um período de tempo maior.





Nenhum comentário: