12 setembro 2006

Tem bagunça na Bolívia

SANTA CRUZ, Bolívia, 8 set (AFP) - O governador da província boliviana de Santa Cruz, Rubén Costas, afirmou que a greve desta sexta-feira em quatro regiões do país contra o presidente Evo Morales foi "uma festa, um sucesso".

A mobilização nas cidades das províncias de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija contra Morales chegou a seu fim com um saldo ainda preliminar de cerca de dez feridos, segundo o Governo.

"Não foi pacífica, ao contrário, foi violenta, muito violenta, agressiva e vandálica", disse o porta-voz (da Presidência da República) à AFP.


À essa altura já havíamos deixado a Bolívia, não sem antes testemunharmos o ensaio para a greve, com os caminhoneiros bloqueando as estradas. Não sei se as pedras e cacos de vidro deixados pelas estradas faziam parte dos bloqueios, se eram manifestações de solidariedade, se eram manifestações culturais ou apenas manifestações de espírito - de porco.

Isso foi no dia 30 de agosto. Entramos na Bolívia por Desaguadero, e já na fronteira começou o festival de pedidos de propina por parte das autoridades bolivianas.


Nenhum comentário: