13 julho 2008

Lugar Sagrado

E do Mirador, vê-se El Mismi, onde se encontram as nascentes do Rio Amazonas, luga sagrado para todos nós, Amazônidas.

Mirador

De Toro Muerto, fomos no caminho do Cañon del Colca até o ponto mais alto da estrada, com seus 4910 metros. Apesar do frio, os ambulantes fazem ponto lá, esperando os ônibus de turismo. Como os ônibus aparecem em certas horas do começo e do fim do dia, osambulantes não precisam passar o dia lá, congelando.

Empilhar pedras é um costume local. Não sei porque.



O caminho para Toro Muerto

Para chegar em Toro Muerto, deixa-se o carro num pequeno povoado ligado à mineração. Lá, as crianças oferecem serviços de guia. Eles tem capacitação em guiar, em história da região e em educação ambiental.



O caminho para Toro Muerto segue a ferrovia usada pela mineração.



Do lado de fora do local dos petroglifos

Toro Muerto

Do sopé do El Misti fomos até Toro Muerto, onde há petroglifos, feitos por uma culturas anterior aos Incas, possivelmente Wari, há cerca de 1200 anos. Não é nem de longe tão incrível como Serra da Capivara, no Piauí. É interessante, no entanto, conhecer diferentes sítios com petroglifos e ver como as culturas apresentam tantas convergências.



Outro ângulo

Como relatou o Apoena em seu Log de Viagem, enquanto o Ian subia o El Misti, nós fomos de carro até a base do vulcão. O outro pico, mais nevado é o Chachani (6075 metros)